Concurso
18 000 camas intervencionadas até 2026
NOVO PERÍODO DE CANDIDATURAS (ENCERRADO)
Aviso Nº 4/ C02-I06/2024
Definição e conceito
Através do Aviso 02/C02-I06/2022, enquadrado no Investimento RE-C02-i06 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi possível garantir o financiamento adequado para a implementação do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que se constitui um avanço sem precedentes na quantidade e qualidade do alojamento de estudantes do ensino superior e configura uma das maiores intervenções de sempre em instalações de ensino superior.
As propostas apresentadas e aprovadas no âmbito do PNAES permitirão aumentar a oferta pública atual a preços regulados, conforme previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), respondendo de forma integrada e a longo prazo às necessidades de alojamento acessível para os estudantes do ensino superior em todo o território nacional.
Os resultados do Aviso n.º 2_C02_i06_2022 foram muito significativos, viabilizando a submissão de 245 candidaturas a financiamento, das quais 134 receberam avaliação positiva pelo Painel Independente, que conduziram à contratação/aprovação de 131 projetos de investimento no montante de 447 milhões de Euros (antes de reprogramação), envolvendo 24 Municípios, 30 Instituições de ensino superior públicas e 6 Empresas públicas do ramo do imobiliário e hospitalidade e entidades de solidariedade social.
A eclosão da Guerra na Ucrânia e o aumento exponencial dos custos associados ao setor da construção revelaram a necessidade de reforçar financeiramente os contratos outorgados no âmbito desta medida, o que foi aprovado pelo Conselho (Assuntos Económicos e Financeiros – ECOFIN) em 17 de outubro de 2023 no âmbito da proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência apresentado por Portugal, e que conduz a uma dotação total de cerca de 516 milhões de euros, com 219.322.142 € destinados a operações da tipologia “Construção Nova” e 296.359.772 € destinados a operações das tipologias “Adaptação, Aquisição e Renovação”.
Os contratos de financiamento atribuídos no âmbito do PNAES com financiamento PRR, apontam até 2026, para um reforço de 78% de camas na capacidade atualmente instalada, com a construção de 33 novas residências (5 857 novas camas) e a reabilitação de 98 edifícios (12 286 camas, das quais 5 842 são camas novas e 6 444 são camas reabilitadas).
Mas para resolver estruturalmente o problema do alojamento estudantil, que é hoje o principal constrangimento financeiro à frequência do ensino superior, importa manter a centralidade do investimento nesta área e preparar as condições para avançar rapidamente com a concretização de novos projetos no momento em que se verifiquem as condições orçamentais adequadas.
Nesse contexto, o presente Aviso, que dispensa a fase de Manifestação de Interesse, visa financiar projetos de alojamento estudantil a custos acessíveis atribuindo desde já financiamento a parte dos projetos e criando uma bolsa de reserva de projetos a financiar potencialmente através de recursos não utilizados no financiamento de candidaturas aprovadas no quadro do Aviso n.º 2_C02_i06_2022 ou por outros recursos que eventualmente venham a ser recrutados para esta finalidade.
SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE ALOJAMENTO ESTUDANTIL A CUSTOS ACESSÍVEIS
A submissão eletrónica da candidatura a financiamento decorreu entre as 00h00 de dia 15 de março de 2024 e terminou às 23h59 do dia 15 de abril de 2024, através da Plataforma de Acesso Simplificado (PAS), estando encerrado o período de apresentação de candidaturas
Candidatura
Definição e conceito
O processo de candidatura a financiamento visa concluir o processo de aprovação do financiamento aos investimentos selecionados no quadro da Manifestação de Interesse objeto do Aviso nº 01/C02-I06/2022, lançado a 28 de janeiro p.p.
O Convite para Apresentação de Candidaturas a Financiamento dirige-se exclusivamente às manifestações de interesse aprovadas pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação com base nas propostas de admissão e recomendações do Relatório Final do Painel Independente de Alto Nível.
Não são aceites candidaturas a financiamento relativas a manifestações de interesse não admitidas à Fase 2.
Consulte aqui
SUBMISSÃO DA CANDIDATURA A FINANCIAMENTO
A submissão eletrónica da candidatura a financiamento decorreu entre as 00h00 de dia 15 de abril de 2022 e terminou às 23h59 do dia 2 de maio de 2022, através da Plataforma de Acesso Simplificado (PAS), encontrando-se o sistema já encerrado.
Depois de aceder à PAS, aceder a “Nova Candidatura” e selecionar o “AVISO nº 02/C02-i06/2022 – Candidatura a Financiamento: Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis”.
De seguida, deverão ser preenchidos os campos solicitados no formulário e anexado o ficheiro da candidatura.
Resumo Preliminar
Candidaturas a financiamento apresentadas – 15 de Abril a 2 de Maio
Calendarização das Sessões Públicas de Esclarecimentos | 6 a 9 de junho
Manifestação de interesse
Definição e conceito
Encontrou-se aberto, até 28 de Fevereiro de 2022, o prazo para apresentação de manifestações de interesse pelos promotores, apresentando propostas de projetos de residências para estudantes do ensino superior. A cada candidatura deve corresponder um único projeto de residência para estudantes do ensino superior.
Consulte aqui
Submissão da Manifestação de Interesse
A submissão eletrónica das manifestações de interesse decorreu até às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022, através da Plataforma de Acesso Simplificado (PAS), encontrando-se já encerrado.
Para acesso à PAS, deve preferencialmente ser usada a acreditação do Balcão 2020. Ou seja, as entidades promotoras de alojamentos para o ensino superior devem estar previamente registadas no Balcão 2020 (não é necessário proceder ao registo na PAS caso já tenha candidaturas ao PT2020, pode aceder à PAS usando as credenciais/acreditação do Balcão 2020).
Depois de aceder à PAS, aceder a “Nova Candidatura” e selecionar o “AVISO nº 01/C02-i06/2022 – Manifestação de interesse: Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis”.
De seguida, deverão ser preenchidos os campos solicitados no formulário e anexado o ficheiro da candidatura.
O sistema estará aberto a partir das 00h00 de dia 8 de fevereiro.