Observatório do Alojamento Estudantil

15 000 camas intervencionadas até 2026

Apresentação

Observatório do Alojamento Estudantil é uma plataforma digital e acessível ao público que identifica diariamente a oferta privada de alojamento para estudantes, as zonas onde os estudantes de ensino superior estão alojados e as rendas praticadas a nível nacional, assim como o nível de ocupação e a evolução da oferta pública de camas em residências para estudantes, e o Índice mensal de preços do alojamento estudantil, que visa aferir com precisão a variação dos preços de habitação estudantil e o universo de quartos disponíveis, procedendo à respetiva ampla divulgação e contribuindo para a regulação e transparência do mercado privado de arrendamento para estudantes.

 Esta análise da oferta privada de alojamento é realizada através da recolha de fontes públicas de informação, designadamente portais imobiliários e sites de agências do setor, agregando dados de mais de 20 plataformas distintas. Para esta análise são monitorizados mais de 100 mil anúncios de quartos/apartamentos destinados a estudantes, sendo recolhida e tratada toda a informação do anúncio. Simultaneamente é apresentada a rede de residências públicas de estudantes, que engloba mais de 15 mil camas.

 O cálculo das estatísticas apresentadas é feito através de um processo encadeado de operações de modo a assegurar a melhor aproximação matemática dos valores reais de mercado.